ARQUITETURA E GASTRONOMIA SÃO DESTAQUES DE BELO HORIZONTE
A metrópole de quase 2,5 milhões de habitantes surpreende quem desembarca em terras mineiras. A capital do Estado exibe joias da arquitetura – a cidade serviu de ensaio para Brasília e possui muitas obras de Oscar Niemeyer. Na região da Lagoa da Pampulha, a bela Igreja de São Francisco de Assis é um dos cartões-postais mais famosos de Belo Horizonte. No centro, diversas praças e museus contam a história de Minas Gerais, enquanto caminhadas ecológicas levam às trilhas da Serra do Curral. No fim da noite, aproveite os muitos bares e restaurantes, que servem a típica culinária mineira, com tempero inigualável. Não é à toa que BH ganhou o título de “capital dos barzinhos”, já que tem o maior número de bares por habitantes: são 14 mil, no total! Lá também nasceu o delicioso e imperdível festival Comida di Buteco, criado em 2000 e que hoje é realizado em 16 municípios brasileiros.
Confira nossos vídeos do Tô de Férias em Belo Horizonte!
QUANDO IR
Belo Horizonte pode ser visitada o ano inteiro, sendo o verão (de novembro a fevereiro) um período de muita chuva e temperaturas altas. O festival Comida di Buteco anima a cidade entre os meses de abril e maio.
CURIOSIDADES
A rua Professor Otávio Magalhães, conhecida como rua do Amendoim, ficou conhecida nacionalmente devido a uma ilusão de ótica em que carros desligados parecem subir a ladeira ao invés de descer.
O QUE FAZER EM BELO HORIZONTE
Prédios imponentes, ruas planejadas e a bela Serra do Curral como pano de fundo fazem dos pacotes para Belo Horizonte e são um convite para passeios ao ar livre. Na Praça da Liberdade, com palmeiras imperiais e chafarizes, ficam museus e centros culturais. Passeie ainda pela Lagoa da Pampulha e dedique suas noites aos bairros Savassi e Lourdes, que concentram a maior parte dos bares da capital.
Complexo da Pampulha
Nas margens da Lagoa da Pampulha ficam construções dos anos 40, assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O conjunto reúne prédios com paisagismo de Burke Marx, ao longo da avenida Otacílio Negrão de Lima. Conheça a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Bailee o Pampulha Iate Clube.
Praça da Liberdade
Com fileiras de palmeiras imperiais e fontes luminosas, fica diante do Palácio da Liberdade, sede do governo do Estado. Lá você encontra um conjunto de monumentos e jardins, que se transformou no Circuito Cultural Praça da Liberdade: o Museu Mineiro, o Museu das Minas e do Metal, o Memorial Minas Gerais Vale, Espaço Tim UFMG do Conhecimento, e o Centro de Arte Popular Cemig.
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, s/nº |Bairro Funcionários.
Estádio Mineirão
Inaugurado em 1965 e palco de grandes clássicos do futebol, o Estádio Governador Magalhães Pinto – mais conhecido como Mineirão – recebeu reformas para a Copa do Mundo de 2014. Tem capacidade para 65 mil torcedores e fica localizado nas proximidades da Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha.
ENDEREÇO: Avenida Antônio Abrahão Caram, 1.001.
Comida Di Buteco
O concurso de petiscos criado em Belo Horizonte no ano 2000 se tornou sucesso absoluto. Entre abril e maio cerca de 40 casas disputam qual o melhor tira-gosto da cidade. Os próprios fregueses votam, além de júri, para eleger o prato vencedor. A Saidera, festa de divulgação do resultado, é sempre muito concorrida.
Palácio das Artes
O complexo cultural integrado ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti oferece teatro, dança, música popular, música erudita, cinema e exposições de artes visuais. Uma das atrações é o Café do Palácio, aberto das 9h à meia-noite.
ENDEREÇO: Avenida Afonso Pena, 1.537 |Centro.
Parque Américo Renné Giannetti
Percorra o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, uma grande área verde cheia de árvores centenárias, no meio de avenidas de trânsito caótico. O local possui lagos, coreto, jardins de rosas, quadras de esportes e um parque de diversões. Esta foi a primeira área verde da cidade.
ENDEREÇO: Avenida Afonso Pena, 1377 |Centro.
Feira da Afonso Pena
A tradicional Feira de Arte e Artesanato fica ao lado do Parque Municipal e do Palácio das Artes, reunindo expositores todos os domingos. É vendido de tudo um pouco por ali, como roupas, bijuterias, móveis, objetos de decoração, artigos em couro, antiguidades, tapeçaria, cestos, arranjos de flores e também peças de artes plásticas.
ENDEREÇO: Avenida Afonso Pena, 1060.
ONDE FICAR EM BELO HORIZONTE
A maior parte da oferta dos hotéis em Belo Horizonte ficam nos bairros de Lourdes e Savassi, que têm excelente infraestrutura e concentram bares e restaurantes. A região da Lagoa da Pampulha também é uma boa opção, principalmente para quem planeja assistir jogos no Mineirão.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Fuso horário | Belo Horizonte segue o horário oficial de Brasília |
---|---|
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional de Confins |
Voltagem | 110 volts | Tomada tipo N |
Peso da bagagem | 23 kg de bagagem e 5 kg de bagagem de mão |