Um dos destinos mais belos do Brasil, a capital do Rio Grande do Norte encanta milhares de turistas pelo mundo. É impossível fazer uma lista de melhores praias do Nordeste sem citar ao menos uma de Natal, dona de um litoral de fazer inveja a qualquer paraíso caribenho. Vamos embarcar nessa aventura?
Belezas que não acabam mais
São 400 km de litoral, dunas, recifes, falésias, piscinas naturais, tudo abençoado com média de 300 dias de sol por ano. Natal é perfeita para quem está de férias e não quer arriscar pegar tempo ruim nos dias de folga. Historicamente chove pouco por lá: menos de 50mm mensais! Basta se programar para curtir o melhor sol do Nordeste sem grandes sustos!
E o que dizer das praias de Natal? Ponta Negra, da Costeira, dos Artistas, de Areia Preta e do Forte são algumas das mais famosas da capital potiguar. Cada uma com uma característica que vai deixar seu dia ainda mais divertido.
Ponta Negra, por exemplo, é a mais badalada da cidade, cuja marca registrada é o Morro do Careca, duna de 120 metros de altura e cercada por vegetação (o acesso é fechado). Ótima para a prática do windsurf, kitesurf e stand-up paddle. O melhor ponto para banho é o canto direito, entre o fim do calçadão e o Morro do Careca – o mar é calmo e conta com boa infraestrutura de bar de praia.
Já a Praia do Forte, escondida entre o Forte dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro, é protegida por recifes de corais, transformando-se em uma piscina na maré baixa. É indicada para banhos e a prática de windsurf. A Praia dos Artistas é uma das mais agitadas da cidade, com ondas perfeitas para o surfe.
Passeios que não podem faltar
Foi pra Natal e não conheceu Maracajaú, Genipabu e o cajueiro de Pirangi? Então volta porque você não conheceu Natal direito! O Rio Grande do Norte reserva alguns dos lugares mais espetaculares do nordeste brasileiro e que são roteiro obrigatório de viagem. Se escolher passar férias em Natal, então anote aí essas dicas:
Praia de Maracajaú – Famosa por suas piscinas naturais formadas na maré baixa, repletas de peixes coloridos. São chamadas de “parrachos” e você pode conhecê-las em um passeio de barco, com parada para mergulhar com snorkel. Aproveite e faça um passeio de quadriciclo pelas dunas.
Baía Formosa – Falésias coloridas, praias desertas, lagoas de água doce e trechos de Mata Atlântica. Tudo isso e muito mais nesse passeio inesquecível que inclui visita aos mirantes dos Pescadores e da Praia de Baía Formosa. Quem gosta de aventura ainda pode fazer um passeio de bugue até a Praia de Sagi, passando pela Lagoa da Coca-Cola, uma cachaçaria, Museu das Tartarugas, Rio Sagi e pela Mata da Estrela. No retorno a Natal, ainda tem uma paradinha na Cia. Brasil de Artesanato e Pedras, na Praia de Ponta Negra.
Praias de Pipa e Cacimbinhas – Este passeio engloba três das praias mais bonitas dos arredores de Natal: as praias de Cacimbinhas e do Madeiro são acessadas por uma escadaria escavada na falésia, com cerca de 150 degraus (vale a pena, acredite!). O local é perfeito para banhos de mar, aproveitar as barracas e almoçar em um restaurante no alto da falésia. Com sorte, você pode avistar os golfinhos no mar. Logo depois a visita é na Praia da Pipa e a charmosa vila do povoado, com muitas opções de lojas. Dali é possível fazer um passeio de lancha na Lagoa de Guaraíras e seguir de trenzinho até o Chapadão, uma falésia com vista para a Praia do Amor, que tem formato de coração (alô apaixonados de plantão, olha que foto linda para o Insta) e mar com diferentes tons de azul.
Barra do Cunhaú – Famosa reserva natural de mangue, suas piscinas naturais se formam na maré baixa e é ponto de criação de camarões em viveiros, que abastecem os bares e restaurantes da região. É possível fazer ainda um passeio de barco pelo rio, onde se avista o maguezal, com pausa para banho na água doce e visita à Praia da Restinga.
Genipabu – Atração mais tradicional de Natal, o passeio de bugue pelas dunas de Genipabu pode ser com ou sem emoção, sendo a primeira opção recheada de manobras radicais. O bugue faz uma parada na Lagoa de Jacumã, onde a diversão fica por conta do esquibunda e o aerobunda. E se você sempre teve vontade de passear de dromedário, não precisa ir até o Oriente Médio. Em Genipabu você pode dar uma voltinha pelas dunas e se sentir na Arábia!
Galinhos – Localizada em uma península praticamente intocada, a Praia de Galinhos tem uma parede de sal tão branca que pode ser confundida com um monte de neve! O mar tem uma grande concentração de sal, o que facilita os banhistas boiarem sem dificuldade. Com vento constante, Galinhos é o paraíso dos esportes a vela. Outra atração é o “burro táxi”, muito popular na cidade, que proíbe a circulação de carros.
Gastronomia, compras e diversão
O Rio Grande do Norte é um dos maiores produtores de camarão do país e o fruto do mar está presente em muitos pratos servidos na capital. E o melhor de tudo: além de gostoso, é barato! Outra comida típica da cidade é a ginga com tapioca, prato que leva peixes fritos no dendê e espetados em palitos de coqueiro, servidos com tapioca.
Depois da pausa para o almoço, que tal umas comprinhas? As riquezas naturais do estado são matéria-prima para o artesanato, como as areias das dunas de Tibau que decora as tradicionais garrafinhas. A dica é garimpar peças no Centro de Turismo, na Cia. Brasil de Artesanato e Pedras e no Centro Municipal de Artesanato.
E quando a noite chega, nada de descanso! A diversão rola solta em Natal, especialmente no Alto da Ponta Negra, um dos bairros mais agitados da capital. Ali estão reunidos muitos bares, restaurantes e casas de forró.