Uma é capital do Ceará e a outra, do Rio Grande do Norte. Pouco mais de 530 quilômetros separam Fortaleza e Natal, duas terras repletas de praias bonitas (agitadas ou quase desertas, para agradar gregos e troianos), opções culturais, muita história, comida boa, calor o ano inteiro e ótimas opções de hospedagem. Mas qual escolher?
Apesar da resposta mais plausível ser ‘conheça as duas cidades’, separamos alguns diferenciais destas capitais para você decidir qual visitar (primeiro): Natal ou Fortaleza!
Praias
O primeiro tópico, obviamente, deve ser sobre um dos principais atrativos do Nordeste: praia! As mais famosas do Natal são Ponta Negra (endereço do Morro do Careca, cartão-postal de região, com duna de 120 metros de altura), praia da Costeira (onde está a maior parte dos resorts da cidade), dos Artistas (localizada a pouco mais de dois quilômetros do centro e uma das mais agitadas) e Genipabu (local perfeito para explorar as dunas durante passeio de bugue).
Em Fortaleza as principais praias são Mucuripe, Meireles, Iracema e do Futuro, todas na região urbana, agitadas e com boa infraestrutura de comércio. Mas é Canoa Quebrada, a 155 quilômetros de distância, que atrai a maior parte dos turistas. As falésias avermelhadas e a tranquilidade são as grandes marcas desta região.
Passeios
A 25 quilômetros do Natal você conhece o Cajueiro de Pirangi, considerado o maior do mundo. Com tamanho de um campo de futebol, rende fotos lindas. Outra opção é ir até Baía Formosa, a 94 quilômetros de distância. Além de mar cristalino e de cor intensa, a região também oferece passeio de bugue e a famosa lagoa Coca-Cola. Em Fortaleza o destaque vai para o Beach Park (a 28 quilômetros da capital), maior parque aquático da América Latina. Escorregadores para todos os gostos, piscinas e rio artificial são algumas das atrações.
Gastronomia e vida noturna
As duas cidades são bem servidas quando o assunto é gastronomia. Restaurantes oferecem o melhor da culinária local, com muito peixe e frutos do mar. Entre os pratos encontrados nestas capitais estão baião-de-dois, rapadura, caranguejo e tapioca. Os bares são os responsáveis pela animação, com música ao vivo e petiscos saborosos.
Compras
Artesanato é a palavra de ordem. Em Fortaleza, destaque para as feirinhas da avenida Beira-Mar e da praia de Meireles, assim como o Centro de Turismo e o Mercado Central. Já em Natal, vá para o Centro Municipal de Artesanato, um dos pontos mais tradicionais da região. Em todos estes lugares você encontra itens como garrafinhas com areia colorida, cestas, rendas, peças de madeira, cerâmica e bolsas.
História e cultura
Na capital de Rio Grande do Norte, o Forte dos Reis Magos foi cenário de batalhas na época do Brasil Colônia. A fortaleza tem formato de estrela e começou a ser erguida em 1598. Se optar por conhecer Fortaleza, visite o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo que abriga museus, teatros, planetário, biblioteca e cinema.
Quando ir
O Nordeste rende praia durante o ano inteiro, normalmente com muito calor e vento. As chuvas normalmente são concentradas entre abril e julho. Se você procura agito, Natal é o lugar certo: entre o final de novembro e o começo de dezembro acontece o Carnatal. Já em Fortaleza, junho é o mês mais festivo no Centro Dragão do Mar.
Hospedagem
A maior parte dos hotéis do Natal está na praia dos Artistas, em Ponta Negra e na via Costeira. Já a oferta de hospedagem em Fortaleza fica espalhada pelas praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e do Futuro.